Destaques

Ransomware BadRabbit ataca países de Europa

Facebook
Twitter
LinkedIn

Um novo ataque de ransomware se espalhou por diversos países da Europa nesta quarta-feira, 25/10, segundo pesquisadores da ESET e da Kaspersky. Chamada de Randomware BadRabbit, a ameaça atingiu redes corporativas e sistemas de aeroportos, metrôs e até meios de comunicação em locais como Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha, entre outros.

BadRabbit possui algumas similaridades com o ransomware Petya, que afetou diversos países europeus no último mês de junho, segundo empresas de segurança. O fato dos dois ransomwares terem aparecido em vários dos mesmos sites hackeados e se espalharem por meio da interface Windows Management Instrumentation Command-line chamou a atenção.

A Kaspersky destaca que o BadRabbit é um ataque do tipo ‘drive-by’, em que os usuários infectam suas máquinas ao baixar um instalador falso do Adobe Flash Player a partir de um site infectado – a maioria dos sites comprometidos encontrados pelos pesquisadores da empresa são de notícias ou de mídia.

Os cibercriminosos por trás do BadRabbit exigem um resgate de 0,05 bitcoin, logo depois que invadirem as redes e sistemas sequestrando os arquivos dos usuários. Por enquanto, ainda não foi descoberta e/ou publicada nenhuma forma de recuperar os arquivos criptografados sequestrados pelo BadRabbit.

Sumário

Quero saber mais

Orçamento