Destaques

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

MacOS também sofrem com Ransomware

Além de Windows, os usuários de MacOS, também estão sendo ameaçados por ransomwares capazes de bloquear a utilização de computadores da Apple, e descobriram algo ainda pior, uma das raízes do problema estaria em uma falha de segurança no recurso “Find My”, voltado para localizar aparelhos e bloqueá-los em caso de perda ou roubo.

Segundo o Canaltech, os relatos que estão aparecendo nos últimos dias mostram uma versão alterada da tela de bloqueio do macOS. Além da tradicional senha que é pedida em casos assim, existe também uma mensagem em letras miúdas, que comprova se tratar de um ataque e pede um resgate em dinheiro. Para liberar o acesso, um criminoso não identificado pede que 0,01 Bitcoin, um valor equivalente a R$ 150, seja depositado em sua carteira virtual.

A invasão acontece por uma brecha na própria dinâmica do “Find My”, que pede apenas o e-mail e senha do usuário, e não no servidor. Os ataques atingiram algumas centenas de usuários, e segundo especialistas, os golpes devem estar relacionados ao roubo e vazamento de credenciais a partir de outros serviços com os utilizadores reciclando as mesmas palavras-chave também nas plataformas da Apple.

Via: Canaltech

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento