A Comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação em massa, como: rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda, internet.
Presente em praticamente todos os aspectos do mundo, engloba processos de informar, persuadir e entreter as pessoas, evoluindo aceleradamente, com registros e divulgação das histórias, influenciando na rotina diária das relações pessoais e profissionais.
Surgiu como um campo acadêmico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área.
Com os avanços tecnológicos, os meios de comunicação se tornaram cada vez mais estratégicos, permitindo a partilha de informações a nível mundial, aproximando diferentes povos, tornando o mundo mais local e ligado.
No Brasil a Comunicação Social é representada pelos comunicólogos, que são os profissionais do Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas (RP).
Quando uma empresa anuncia suas atividades, faz uso de algum veículo de comunicação. Na publicidade brasileira, encontramos inúmeras campanhas fantásticas e profissionais de renome internacional, como Washington Olivetto.
O Jornalismo tem uma história marcada por muitas batalhas em busca de um jornalismo ético, sério, compromissado com a verdade e com o ideal de levar informações, conhecimentos e senso crítico ao seu povo.
Parabéns aos comunicólogos do Brasil e que estes profissionais estejam sempre de mãos dadas com a ética da profissão. Que a liberdade e a criatividade de comunicação estejam sempre nos corações desses profissionais que são indispensáveis para a formação de uma sociedade digna.