Artigos

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Discriminação Racial
Facebook
Twitter
LinkedIn

Discriminação racial é toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica.

 A data foi criada no ano de 1966 pela ONU, seu objetivo era associá-la à lembrança do Massacre de Shaperville, que ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul.

 Na ocasião, cerca de vinte mil pessoas protestavam contra a instituição da “lei do passe”, que limitavam a livre circulação dos negros pela cidade. Para inibir a manifestação, as tropas militares do Apartheid entraram em choque com os manifestantes negros e mataram 69 pessoas, entre crianças, jovens e adultos que ali estavam presentes.

 Além das mortes violentas, centenas de pessoas ficaram feridas. Por tal razão, a data foi escolhida em homenagem à memória dos negros de Joanesburgo que morreram lutando pelos seus direitos.

 No Brasil, a luta contra o preconceito e a discriminação racial começou a ganhar forma somente após a Constituição Federal de 1988. Considerada a constituição cidadã, o Artigo 5.º deixa claro que a prática do racismo é considerada crime inafiançável e imprescritível.

 Nos últimos anos, com a ajuda da internet, foram criadas campanhas contra as diferentes formas de preconceito racial. Contudo, o racismo ainda é muito presente, o que exige políticas de inclusão mais eficazes e o cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas.

 A persistência de atitudes preconceituosas também gera a necessidade de maior atenção à saúde mental, principalmente pelos males que o problema representa às vítimas de discriminação.

“Existe um abismo entre dignidade e raça.”

“Não precisamos ser negros para lutar contra a discriminação. Só precisamos ser humanos. Diga NÃO a discriminação racial.”

Sumário

Quero saber mais

Orçamento