Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

5G no Mundo

Mesmo ainda em fase inicial, o 5G já é realidade no Brasil e no mundo. São mais de 1.660 cidades, espalhadas por 65 países que usufruem dessa conectividade, segundo relatório da Viavi Solutions.

Testes realizados mostram alguns países com maior velocidade registrada:

Europa – download 402Mbps / upload 39,65Mbps.

Reino Unido – download 231Mbps / upload 13Mbps

Coreia do Sul – download 472Mbps, e ainda pode ultrapassar os 625Mbps, dependendo da operadora.

Oslo – download 500Mbps – aproximadamente 20x mais alta em relação às principais operadoras.

 

Um dos primeiros países com 5G.

Os Estados Unidos foi quem abriu as faixas de frequências para a última geração de conectividade em 2016. Em janeiro de 2020 foi implantado o 5G comercial nos Estados Unidos. Porém, a relutância das operadoras em investir nas estruturas para atualizações necessárias, fazem com que a velocidade esteja muito abaixo do que o 5G oferece.

Além de sub-6GHz (mais abrangente, porém mais lento), tem o 5G mmWave (mais rápido, porém pouca abrangência).

5G na Ásia.

A China lidera com um total de 376 cidades, com mais de 394 milhões de domicílios conectados, com velocidade média de 212Mbps de download. Algumas marcas – como a Huawei – já estão estudando o 6G, com velocidade até 50x mais alta que o 5G.

Taiwan se destaca com 333Mbps de download e 50Mbps de upload. A pretensão é atingir os 30% de aparelhos conectados até o final deste ano, e já contam com mais de 1 milhão de assinaturas.

5G nas pequenas populações.

Com uma população menos da metade da cidade de São Paulo, Singapura – 5,68 milhões de habitantes – encontra-se com 2 terços de seu território com a tecnologia 5G, com previsão de totalidade até 2025. Em velocidade apresenta 153 Mbps de download, considerado razoável.

Em Hong Kong – 7,48 milhões de habitantes – apresenta velocidade média de 212 Mbps, com praticamente 100% do território conectado (desde que possuam aparelhos compatíveis com a tecnologia).

5G no Oriente Médio.

Arábia Saudita, 2° lugar na lista em abrangência do sinal, com 26,6% dos usuários conectados. Apresentando download de 322 Mbps.

Kuwait aparece em terceiro, com 26,3% de conectividade. Download de 338 Mbps. Porém, mais de 76% da população ainda estão limitadas ao 4G (fato que ainda impera em muitos outros lugares do Mundo)

Na América do Sul.

Países próximos ao Brasil, como Colômbia e Argentina ainda apresentam patamares muito diferentes entre si no que se refere ao avanço da tecnologia 5G. Já foram realizados testes com o 5G, mas a tecnologia ainda não tem data para estrear, de acordo com um relatório divulgado pelo portal ChipSet em abril.

No entanto, Chile está mais próximo do 5G, foi o primeiro país do continente a apresentar uma zona com a última geração de conectividade, em janeiro deste ano. 

Em relação ao Brasil, espera-se que até o final de julho deste ano as capitais de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, possam aproveitar essa conexão. O que nos leva a crer que ainda levará muito tempo para que todo território nacional tenha acesso total a essa tecnologia.

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento