Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, a revolução d IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), com a Computação de Borda (processamento, análise e armazenamento de dados mais próximos de onde eles são gerados, permitindo análises e respostas rápidas) e a IoB (Internet of Bodies – Internet do Comportamento) espera-se o início de grandes transformações, conectando tudo a tudo, inovando serviços, habilitando aplicativos inteligentes, personalizando produtos, fornecendo experiência total ao cliente final.
Empresas como Microsoft, Amazon e Google já organizam suas ofertas de nuvem para IoT e computação de ponta para fabricação inteligente (o que reduzirá muito o tempo de produção e transporte). Outro exemplo disso são as entregas por drones que, ainda vagarosamente, está se popularizando e automatizando os grandes mercados através da tecnologia.
Isso também impacta para aqueles que trabalham em casa (home office), pois permite conectividade segura e confiável ao permitir o tráfego de grandes quantidades de dados.
No campo, trará agricultura de precisão, com monitoramento do maquinário agrícola em tempo real, de forma autônoma, segura e remota. Com a implantação de sensores IoT nas plantações, corrigem imperfeições, tipos de produtos químicos (quantidade e localização) que os agricultores podem usar.
É fundamental que as empresas estejam prontas para esse novo cenário, atendendo as demandas de forma ágil e personalizada, para tanto, devem acompanhar e investir em inovações tecnológicas, aproveitando todos os benefícios que o 5G podem lhes trazer.
Referência: itforum.com.br