Além de soluções online, o Zoom (serviço de videoconferência baseado em nuvem que você pode usar para se encontrar virtualmente com outras pessoas – seja por vídeo ou apenas áudio ou ambos, enquanto realiza bate-papos ao vivo – e permite gravar essas sessões para ver mais tarde) afeta de forma positiva o modelo organizacional das empresas.
Devido a pandemia, o mercado foi forçado a procurar novos meios para manter-se funcionando. Meios baseados em colaboração que consolidaram, e continuam como parte essencial nas empresas/profissionais. Isso não é apenas conveniência para os usuários, é um passo econômico muito importante gerado para as empresas.
Pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), monstra quais setores dinamizaram seus processos de negócios através da videoconferência e, além de manterem seus negócios funcionando, conseguiram crescer.
Estudos apontam aumento no trabalho remoto de 2,5 a 3 vezes por colaboradores e no uso de soluções de 2,4 a 2,7 por videoconferência – esse último apresenta aumento de 3 a 5 vezes.
“Como resultado destes crescimentos, a pesquisa mostra que 70% dos gerentes pesquisados estão mais abertos a modelos de trabalho remoto flexível do que antes da pandemia”, ressalta Alfredo Sestini, Head da Zoom no Brasil.
Isso está levando a um modelo de trabalho híbrido, com propensão de mais de 1/3 dos funcionários trabalhando remotamente na pandemia. Isso varia de segmento para segmento, exemplos – saúde, educação e tecnologia – que adotaram a comunicação remota.
Vejam alguns números que comprovam isso:
Na área de Saúde, 67% das empresas estão considerando o modelo de trabalho remoto. Na Educação, ampliaram em 3,5 vezes o uso desta solução. No setor de Tecnologia, 84% das empresas pesquisadas confirmam que estas soluções continuam essenciais para suas operações, e os serviços profissionais aumentaram em quase três vezes a oferta do trabalho remoto.
“Tudo isso demonstra que o trabalho remoto é hoje uma necessidade e deve continuar.”, diz Sestini.
O valor do Zoom
Pesquisa realizada pelo Forrester Consulting, aponta o impacto econômico trazido pela plataforma Zoom, que vai muito além de uma ferramenta para reuniões, e pode ser resumido em conexões mais significativas, mais produtividade e retorno sobre investimento (ROI) de até 261%.
Uma das constatações é que o uso do Zoom deu aos colaboradores das empresas mais 52 minutos de produtividade por semana e melhorou o tempo de retorno das vendas em 70%. Na área de TI, o uso da solução simplificou o suporte, reduzindo o tempo em 75%, eliminando tecnologias redundantes e a necessidade de grande parte das viagens.
O Forrester Consulting entrevistou tomadores de decisão de diversas organizações que compraram e implantaram o Zoom para comunicações unificadas.
“Embora cada cliente varie em tamanho e setor, cada um obteve economias significativas de custos-benefícios implementação do Zoom”, ressalta Alfredo Sestini.
Os dados mostram que uma organização usa as experiências Zoom podem obter benefícios significativos, resultando em ROIs de altas porcentagens.
Em relação a saúde mental dos colaboradores, a pesquisa indica que durante a pandemia, o Zoom deu um up organizacional em relação à resiliência, aumentando a satisfação e a colaboração de clientes e funcionários.
Conforme afirmações, em resumo, a plataforma tem causado impactos positivos nas organizações e suas conexões com seus clientes. As descobertas mostram que as pessoas continuarão trabalhando juntas para superarem quaisquer obstáculos, com a tecnologia desempenhando papel fundamental da definição do que está por vir.
Fonte: https://itforum.com.br/