A tecnologia evolui dia após dia e as impressoras são parte dessa trajetória. Hoje vamos falar como funciona uma impressora a laser, seu uso e aplicações.
Como funciona uma impressora a laser?
A primeira impressora a laser foi criada em 1983 através da parceria da Hewlett Packard com a Canon. Foi lançada com preços exorbitantes e promessas de uma rapidez fantástica (para a época).
Seu grande diferencial é que o processo de impressão se dá por eletricidade estática, diferentemente das impressoras convencionais que utilizam jatos de tinta.
Processo de impressão a laser:
O processo de impressão, como mencionado anteriormente, é feito através de um processo eletrostático, ou seja, uma carga elétrica positiva passa por todo o cilindro rotativo fotorreceptor que ao girar recebe através do raio laser a informação do computador necessária para reproduzir a imagem ou texto específico no papel.
Portanto, o laser mapeia os pontos específicos da imagem ou texto, o campo magnético gerado por cargas elétricas opostas faz com que o pó de tinta (toner) se fixe ao papel conforme o caminho percorrido pelo feixe. Após este processo é necessário fixar o pó do toner no papel, e a segunda etapa da impressão ocorre, onde o papel passa por dois rolos aquecidos chamados fusores que aquecem o pó de tinta para ser grudado no papel e este ser levado a bandeja onde as cargas elétricas são anuladas e o processo se repete para a próxima impressão.
Vantagens da impressão a laser:
Como pôde ver, a impressora a laser, diferentemente da impressora a jato, utiliza pó de tinta (toner), tornando o processo de impressão muito mais rápido e eficiente do que uma impressora de tinta, no entanto, apesar de imprimir mais rapidamente e de forma mais econômica seus insumos e peças de reposição possuem um valor mais elevado.
Siga a ColorSisthem nas redes sociais!
Entre em contato e solicite um orçamento, temos a solução ideal para o seu negócio.
Fone comercial: (11) 5906-5000
Visite o site: www.colorsisthem.com.br