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Veja as 5 tendências que devem nortear o mercado de varejo em 2018

A transformação digital está impactando várias áreas do mercado, sendo o varejo um dos setores mais afetado. Por isso, quem trabalha nesse segmento deve entender a mudança de comportamento do consumidor com urgência.

 

O vice-presidente de operações da Linx, Jean Klaumann, fez uma lista de 5 tendências que devem nortear o mercado em 2018 e mostra como as empresas podem se beneficiar:

 

1 – Omnicanalidade ou omnichannel 

 

Hoje, é normal que as pessoas pesquisem pela internet e façam compras no varejo físico. O conceito consiste na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. As principais vantagens desta integração são redução de custos de frete, tempo de entrega, ganhos fiscais, maior conversão de vendas, geração de fluxo em loja, além de uma gestão de estoque mais inteligente.

 

2 – Reengajamento no e-commerce 

 

No ambiente virtual, é comum que consumidores busquem produtos, adicionem ao carrinho, mas não finalizem a compra. Empresas como a Linx, que adquiriu a ShopBack em outubro de 2017, oferecem sistemas de retargeting capazes de reverter o abandono, trazer o usuário de volta para o site e recuperar vendas consideradas perdidas.

 

3 – Migração para a nuvem  

 

O varejo está em uma busca constante de eficiência na gestão de seus processos e atividades. A solução para isso pode estar na nuvem. Atualmente, já existem lojistas apostando neste modelo e a Linx vem suportando os clientes que estão dispostos a migrar seus dados. A previsão da companhia é que 50% da carga de trabalho seja migrada em 2018 e estima que, em três anos, 90% de todo o processamento será em nuvem pública.

 

4 – Big data, data lake e inteligência artificial 

 

O principal benefício de trabalhar com informações em nuvem é a criação de um grande banco de dados alimentado em tempo real. Com isso, varejistas podem conhecer melhor seus consumidores, entender o perfil e comportamento de cada um e oferecer produtos e serviços personalizados por meio de ferramentas de inteligência artificial.

 

5 – Chatbots 

 

Com toda essa evolução nos processos internos e de vendas ao consumidor final, é natural que a gestão do relacionamento com o cliente também se torne mais inteligente. Provedores de tecnologia para o varejo já permitem que lojistas prestem

 

Via: IDG Now

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