Destaques

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Soluções da Zebra Technologies para o setor da saúde ajudam na identificação correta de pacientes e medicação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança e a precisão nos atendimentos realizados por hospitais e clínicas; muitos erros médicos poderiam ser evitados pela identificação correta de pacientes e medicamentos.

A tecnologia pode ajudar clínicas e hospitais de todo o mundo a resolver uma questão extremamente importante, mas sobre a qual pouco se fala: a da identificação correta de pacientes. Esse processo, deve apontar com exatidão o indivíduo como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço, seja este uma medicação, um tratamento, uma transfusão, uma cirurgia e até a realização de exames. A OMS reconhece os problemas de identificação como grandes ameaças que podem levar a erros médicos, como por exemplo a liberação de bebês para as famílias erradas.

Este problema envolve também a identificação errônea de medicamentos e outros insumos. Para se ter uma idéia da importância da questão, entre 2005 e 2010 mais de 15 mil transfusões de sangue erradas foram realizadas nos Estados Unidos, de acordo com os dados do Centro Nacional de Informação Biotecnológica do governo americano. A maioria desses erros (37,5%) foi motivada por uma identificação errônea dos tipos sanguíneos nas bolsas de sangue. Além disso, um estudo realizado pela Universidade de La Sabana, em Bogotá, aponta que 180 mil pessoas hospitalizadas morrem a cada ano na Colômbia em função de erros médicos.

A Zebra Technologies, líder de mercado em computadores móveis robustos, scanners de código de barras e impressoras de código de barras, e softwares que fornecem visibilidade em tempo real, é pioneira na oferta de soluções para a área da saúde e setor hospitalar, as quais otimizam os processos de identificação de pacientes, a troca de informações de prontuários entre equipes, sistemas de identificação de amostras, medicamentos e de ativos e o gerenciamento dessas informações, tendo como objetivo, sempre conectar o paciente certo ao tratamento certo, na hora certa.

Um exemplo recente é o da Fundación Clínica del Norte, centro de saúde colombiano. Ao substituir o processo manual de identificação de pacientes e o processo de monitoramento de ativos pela impressora de pulseiras Zebra HC100 e pelas impressoras de mesa GK420T-HC e GT800, a Clínica del Norte já está muito perto de alcançar 100% de precisão na identificação de pacientes e administração de medicamentos.

As impressoras HC100 foram projetadas para a identificação exata do paciente, possibilitando a impressão rápida de acordo com a demanda de pulseiras individuais e ainda oferecendo possibilidade e facilidade de limpeza por meio de desinfetantes, reduzindo os riscos de infecções hospitalares – outro ponto importante a ser considerado pelas unidades de saúde no momento da modernização dos seus processos.

A clínica também passou a utilizar a impressora Zebra GT800 ao rotular amostras de laboratório e a impressora GK420T para a produção de etiquetas que marcam os ativos em todas as instalações e, dessa forma, poder atender aos padrões e regulamentações financeiras do setor. “Nos baseamos na alta qualidade e reputação global da Zebra ao escolher suas soluções. Estamos animados com as novas capacidades tecnológicas para eliminar métodos manuais, otimizar processos e economizar tempo no atendimento de nossos pacientes. Devido ao sucesso do projeto, esperamos incorporar as tecnologias da Zebra em todas as implementações futuras”, afirma Catalina Higuita Bedoya, Líder de Qualidade e Planejamento da Clínica del Norte.

Nossa tecnologia permite obter a identificação correta do paciente, seus medicamentos, amostras, dispositivos, suprimentos usados em seus cuidados e do pessoal responsável por esses cuidados. A Zebra está ajudando a Clínica del Norte a maximizar a visibilidade de seus processos, para que os profissionais de saúde possam fornecer o cuidado certo, no momento certo, para o paciente certo, melhorando a experiência das pessoas que precisam dos serviços do centro de saúde”, afirma Cesar Zapata, Gerente de Canais da Zebra Technologies Colômbia.

Segundo o executivo, a unidade de negócios especializada na área de saúde da Zebra projetou tanto os equipamentos quanto a plataforma identificação especial com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes.

Fonte: Segs

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento