Geral

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Como a revolução da fabricação digital pode beneficiar todos

À medida que os líderes mundiais se reuniram recentemente para discutir alguns dos problemas mais importantes da humanidade no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, as conversas e os debates em torno da aceleração da transformação digital dos negócios e da sociedade foram os mais apaixonados. Muito mudou desde que a idéia de uma 4ª Revolução Industrial foi introduzida pela primeira vez no WEF há dois anos, e o mundo se moveu cada vez mais perto de uma mudança sísmica que promete mudar fundamentalmente todos os aspectos da sociedade humana e da economia global. Na verdade, o Fórum Econômico Mundial estimou que o valor total dessa transformação digital em todas as indústrias poderia atingir US $ 100 trilhões nos próximos 10 anos.

As tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, a Internet das coisas, as cadeias de blocos, os grandes dados, a robótica avançada e a impressão em 3D serão catalisadores para a 4ª Revolução Industrial. Nós já estamos vendo como a impressão 3D está reinventando o setor industrial de US $ 12 trilhões, reduzindo os custos, localizando a produção, reduzindo as cadeias de suprimentos, reinventando o design do produto, criando novos mercados e facilitando a personalização em grande escala. Está mudando a forma como as empresas pensam sobre como conceber, projetar, produzir e distribuir produtos e também promete democratizar o processo de fabricação e design.

Tudo começa com a formação da próxima geração de trabalhadores para impulsionar essa transformação agora e para o futuro. De acordo com o recente relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro dos Empregos , a 4ª Revolução Industrial criará uma força de trabalho global altamente qualificada, tecnológica e eficiente, equipada para apoiar e avançar novas tecnologias e modelos de negócios. E não se limitará à reciclagem de trabalhadores existentes.

De acordo com novas pesquisas da HP e AT Kearney, 3 a 5 milhões de novos empregos poderiam ser criados nos próximos dez anos apenas nos EUA. A necessidade dessa nova geração de engenheiros, designers e outros profissionais qualificados que “pensem em 3D” se tornará cada vez mais urgente, já que a adoção da tecnologia de impressão em 3D acelera as indústrias. O investimento em programas educacionais que se concentrem na formação da nova força de trabalho digital, bem como o financiamento de instituições educacionais para a pesquisa no avanço da tecnologia 3D, será vital no desenvolvimento dos líderes de inovação do futuro.

Faça com que a tecnologia de impressão 3D seja mais acessível

Embora esta transformação esteja se acelerando a escala global, a inovação que a impulsiona deve ocorrer no nível local para crescer e tornar-se mainstream. Por exemplo, “agências de serviços”, provedores locais independentes de serviços de impressão em 3D, tornam a tecnologia de fabricação avançada cada vez mais acessível às pequenas empresas, reduzindo as barreiras econômicas à entrada que antes eram proibitivas.

As agências de serviços líderes como Forecast3D, Proto Labs e GoProto agora fornecem acesso a serviços de impressão 3D de qualidade para pequenas empresas e empresários, servindo para democratizar a tecnologia e impulsionar a inovação.

E as empresas maiores estão seguindo o exemplo, ajudando a descentralizar a fabricação e aproximando-a fisicamente dos consumidores que serve, permitindo a produção sob demanda de produtos personalizados. Os dias dos vendedores que têm que verificar a sala de estoque para ver se eles terão seu tamanho acabarão. No futuro totalmente digitalizado, seu tamanho estará disponível em todos os lugares, sempre.

Se a impressão 3D vai transformar a indústria industrial de US $ 12 trilhões, ela deve superar a economia da fabricação tradicional. Os benefícios econômicos tangíveis da impressão em 3D estão se tornando realidade e oferecem aos fabricantes vantagens competitivas sem precedentes se o abraçam agora.

De acordo com a nova pesquisa da HP, US $ 4 trilhões para US $ 6 trilhões da economia global serão interrompidos e redistribuídos nos próximos 10 anos devido ao crescimento acelerado da fabricação em 3D, com um novo potencial de receita de US $ 600 bilhões para US $ 900 bilhões anualmente nos EUA. A vantagem econômica da impressão em 3D já está se materializando entre as maiores indústrias do mundo, com indústria pesada, automotiva, produtos de consumo, saúde e aeroespacial possuindo grande potencial inicial para se transformar.

De particular interesse, à medida que as conversas em torno de veículos elétricos se intensificam em todo o mundo, a tecnologia de impressão 3D pode ajudar os fabricantes de automóveis a produzir novas peças que são mais leves e mais práticas em veículos elétricos à medida que se afastam do motor de combustão. De acordo com o The Boston Consulting Group, a EV vai contar metade do mercado global de automóveis até 2030 – apenas uma dúzia de anos de distância!

Repensar ‘‘inovação’’

Quando se trata de transformar indústrias inteiras, a inovação não é exclusiva da tecnologia e dos produtos. É também criar modelos de negócios e parcerias, pavimentar novas rotas para o mercado e desenvolver ecossistemas robustos e sustentáveis ​​que beneficiem todos os participantes.

Esse pensamento inspirou a criação de novas “plataformas abertas” para o desenvolvimento de materiais de impressão em 3D, onde serão criados dezenas de milhares de materiais avançados para produtos futuros. Na HP, estamos confiantes de que o futuro da manufatura dependerá de ecossistemas abertos de colaboradores estratégicos e interprofissionais que compartilhem um compromisso de inovação e participação de mercado para todos, porque nenhuma entidade pode fazê-lo sozinho. Este novo e novo ecossistema 3D abrangerá produtores de materiais, desenvolvedores de software, redes de revendedores, agências de serviços locais, instituições educacionais, laboratórios de pesquisa, sindicatos, agências governamentais e, claro, milhões de empresas e bilhões de pessoas que servirá.

Fiquei com honra em falar sobre essas e outras questões relacionadas com tantos líderes empresariais e governamentais nesta semana em Davos. Em parceria entre indústrias, nações e cidadãos em todo o mundo, podemos desbloquear a grande promessa do futuro digital do mundo, por isso beneficia a todos.

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento