Artigos

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O Reflexo da Otimização do Ambiente Digital e de Impressão na Educação

A concorrência entre as instituições de ensino superior para atrair funcionários e alunos, em um mundo cada vez mais globalizado, é intensa. A velocidade das mudanças é incessante na educação e vem marcada pelos avanços tecnológicos e pelo número cada vez maior de alunos que têm acesso ao sistema educacional.

Os alunos estão se tornando cada vez mais exigentes ao buscar em uma instituição mais do que reputação. A expectativa é que sejam oferecidos, não apenas um ambiente acadêmico de qualidade, mas serviços de qualidade e o que há de melhor em tecnologia para colaborar com o dia a dia de aprendizado.

Dessa forma, é necessário que tanto a administração como os ambientes dedicados as atividades de ensino revejam e modifiquem seus métodos de trabalho para através disso aumentar sua competitividade. Nesse sentido são necessários processos internos mais eficientes e inovadores que atraiam novos alunos e melhorem os serviços prestados pela instituição ao mesmo tempo. A tecnologia se apresenta como uma grande aliada para que esse objetivo seja alcançado. De acordo com o estudo Humanos e Máquinas, realizado pela Economist Intelligence Unit, 71% dos líderes do setor educacional afirmam que a tecnologia têm ajudado na tomada de decisões adequadas.

O investimento na tecnologia pode chegar também ao “campo prático” e auxiliar, assim, a instituição nos processos e também na percepção dos alunos. Um exemplo disso é a implementação de um ecossistema de impressão otimizado ligado aos sistemas digitais e que acaba se tornando essencial ao oferecer serviços de valor agregado e facilitadores dentro de uma instituição de ensino.

Esse tipo de tecnologia permite o acesso ao conteúdo, pagamentos, serviços digitais e impressão, melhorando assim a experiência no campus, ao proporcionar tempos de resposta mais rápidos e, minimizar os custos de produção e operação.

Em relação a isso o mercado já está preparado para atender as mais complexas demandas. A seguir, serão destacadas as tecnologias que podem colocar uma instituição de ensino um passo a frente em termos de praticidade e qualidade de impressão.

Loja Digital (Print Shop): Trata-se de um site de e-commerce que pode associar a marca de um estabelecimento educacional ou departamento específico com esquemas de cor, logotipos e produtos personalizados. A plataforma facilita a troca de informações entre os centros de impressão digital e viabiliza que estes ofereçam serviços de impressão para alunos, funcionários e professores pela web 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Impressão de livros digitais: A utilização de tecnologia específica traz diferenciais para impressão como alta velocidade, alta qualidade de equipamentos de impressão de produção, soluções para fluxos de trabalho e opções de acabamentos diversos. O objetivo dessa tecnologia é simplificar a entrada de trabalhos, facilitar o gerenciamento, automatizar os fluxos de trabalho e rastrear o status para ajudar a reduzir os custos e agilizar tempos de resposta.

Personalização e dados variáveis: A impressão de dados variáveis ajuda a aproveitar ao máximo os benefícios dos equipamentos de impressão digital. Nesse sentido, se você precisa criar uma mala direta simples ou uma campanha de marketing de maior complexidade, a solução acaba garantindo que tarefas de impressão de dados variáveis sejam processadas mais rapidamente e com maior precisão, para dessa forma atender às demandas dentro dos prazos estipulados.

Impressão em grande formato: esse tipo de serviço permite a utilização de tintas látex para a produção de banners de alta qualidade voltados tanto para aplicações internas quanto externas, em uma grande variedade de superfícies.

Centros de Impressão Comercial: a solução conta com um ambiente onde são desenvolvidas aplicações que incluem desde textos escolares, folhetos de publicidade e marketing, artigos de papelaria administrativa e cupons diversos.

Essas diversas soluções mostram que a chave para a sobrevivência das universidades é modernizar o espaço de aprendizagem e de colaboração universitária para que através disso os alunos e funcionários tenham acesso à última tecnologia de comunicação, impressão e informação disponíveis.

É nesse sentido que as instituições precisam se adaptar e amadurecer, permitindo assim que seus gestores, alunos e professores possam se concentrar na maximização de um elemento humano que é fundamental para que todo o processo de educação e ensino aconteça: a criatividade.

Fonte: Inforchannel

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento