Artigos

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Novo vírus invade PC para minerar criptomoedas

Nessa semana a empresa de segurança Trend Micro alertou para a descoberta de mais um vírus que vem atacando através do Facebook. O malware recebeu o nome de Digmine, e utiliza conversas do bate-papo – que estejam sendo realizadas através do navegador do Google Chrome – para minerar criptomoedas com o PC da vítima.

O ataque tem início com uma conversa no bate-papo do Facebook, entre a vítima e um perfil robótico gerenciado por um programa de computador (chatbot). O robô envia um arquivo chamado “video_xxxx.zip” que, quando baixado, começa a hackear a CPU.

Segundo a empresa, o malware, insere na máquina um programa que utiliza o processador do usuário para minerar a criptomoeda Minero, que é transferida automaticamente para as contas dos hackers. Tudo isso sem que o usuário perceba.

Além disso, o Digmine também instala no navegador do Chrome uma extensão secreta que dá aos hackers acesso remoto à conta da vítima no Facebook, através disso, eles podem enviar o vírus para mais pessoas na lista de amigos e infectar outros perfis.
Porém, se a vítima abre a mensagem no app do Messenger pelo smartphone, o vírus não tem o mesmo efeito.

Para se prevenir desse tipo de ataque, os especialistas da Trend Micro recomendam não baixar arquivos de vídeo em pastas .zip, mesmo que venham de amigos. É importante certificar-se de que a pessoa que enviou não está com seu perfil contaminado pelo vírus. E caso o remetente seja desconhecido, recomenda-se que a mensagem não seja nem mesmo aberta.

Fonte – OlharDigital

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento