Artigos

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Novo vírus chamado Loapi pode deformar aparelhos Android

O novo vírus descoberto pela Kaspersky Lab ultrapassa as barreiras dos vírus mais comuns. Nomeado de Loapi, o vírus atinge somente Androids, e trata-se de um novo tipo de cavalo de troia que invade os celulares mostrando uma série de propagandas, participando de botnets (podendo torná-lo parte de um ataque de negação de serviço), enviando mensagens de texto e até inscrevendo o número cadastrado em serviços pagos, sem que o usuário perceba. Além destes problemas, o Loapi pode fazer com que o aparelho esquente muito, causando danos físicos ao aparelho.

O seu aparelho pode ser infectado com o Loapi através de downloads de aplicativos em lojas não oficiais, falsos antivírus, propagandas maliciosas presentes em sites ou por spam enviado via SMS. A remoção do vírus geralmente é muito complicada. Quando se tenta apagar o aplicativo ele pode fechar e travar as janelas de configurações do celular e caso você tente instalar um antivírus para removê-lo, o vírus informará que o novo antivírus é um programa malicioso e pedirá que o mesmo seja excluído.

Além dos problemas informados acima, outra característica do vírus é que ele pode utilizar o Android infectado para minerar uma criptomoeda chamada Minero (uma moeda relativamente nova e pouco minerada). Após dois dias em um smartphone de testes da Kaspersky, o vírus Loapi exigiu tanto da bateria do dispositivo que a mesma chegou a estufar e deformar o aparelho.

Para diminuir a chance de o Loapi se instalar em seu celular, você deve evitar o download em lojas não oficiais, caso tenha algum aplicativo de lojas não oficiais instalado, deve desativar a atualização automática do mesmo, é importante também evitar o acúmulo de apps desnecessários e manter sempre um antivírus atualizado no seu aparelho.

Fonte – Uol Tecnologia

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento