Destaques

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Nasa planeja enviar sonda a outro sistema solar

Segundo o New Scientist a Nasa planeja ir ainda mais longe, seu novo objetivo é enviar uma sonda até Alpha Centauri, o sistema solar mais próximo do nosso, este plano foi anunciado durante a conferência anual da American Geophysical Union. A primeira sonda deve ser enviada a Alpha Centauri no ano de 2069 com o objetivo de verificar o planeta Proxima-b, que segundo pesquisadores é um dos planetas mais indicados para abrigar vida. Outro objetivo da sonda é ver mais de perto outros planetas do sistema que possam abrigar vida.

A Nasa possui diversos desafios que deve ultrapassar antes de concretizar seus planos. O primeiro é que a tecnologia que será empregada nesta viagem ainda não existe, entretanto, a conta com que muitos projetos em desenvolvimento darão frutos no futuro.
Um dos projetos é um trabalho estudado em uma colaboração entre Nasa, Stephen Hawkin e o milionário russo Yuri Milner. A ideia é criar uma sonda pequena, equipada com sensores básicos, capaz de chegar a 20% da velocidade da luz – o que equivale a 216 milhões de quilômetros por hora.

Ainda assim seria uma longa viagem, pois, o sistema Alpha Centauri fica a 4,4 anos-luz da Terra, segundo Outer Places. Ou seja, uma sonda que viajasse a 20% da velocidade da luz ainda levaria 22 anos para chegar até lá. E, mesmo assim, os dados coletados pela sonda levariam pelo menos 4,4 anos para chegar até nós, de qualquer maneira.

Com tudo isto sendo colocado em questão, ainda restam muitas dúvidas de que a Nasa consiga manter este cronograma, e a mesma admitiu que este é um plano “muito nebuloso”. No entanto, a data (2069) coincidiria com os 100 anos da missão Apollo 11 da Nasa, que marcou a primeira vez que um homem andou na Lua.

Fonte – OlharDigital

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento