Destaques

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O Impacto do Cloud Computing nas Pequenas e Médias Empresas.

As empresas que mais investem em Cloud Computing, cujo gasto médio por organização chega a US$ 620 mil/ano, são as de médio porte informa um recente estudo norte-americano, segundo o qual as pequenas e médias empresas priorizam, com a utilização da núvem, a segurança e os projetos de curto prazo.

De acordo com a pesquisa, as grandes companhias podem levar até 15 meses para escolher e implementar a núvem, enquanto as médias o fazem em um terço deste tempo.

Mas por que cresce a adesão das empresas de médio porte à núvem? Analistas apontam algumas razões, mas o que permeia todas elas é a facilidade que a núvem traz e a possibilidade de acesso à tecnologia de ponta por parte de empresas de todos os portes.

Com a computação em núvem, uma companhia de médio porte pode utilizar a mesma infraestrutura que os gigantes utilizam, perfeitamente adaptada ao seu tamanho e suas necessidades. A conta, por sua vez, sempre será compatível com o porte da empresa, ou seja: um investimento em inovação tecnológica que atende às necessidades do negócio e cabe no orçamento.

As pesquisas mostram que a núvem permite o pagamento somente dos recursos utilizados. Ou seja, uma média empresa pode aderir a um player global de nuvem – Microsoft Azure, por exemplo – sem medo no que diz respeito ao preço. Além da questão orçamentária a agilidade da nuvem é outro fator importante para as empresas de médio porte.

Diferente da infraestrutura física, a núvem permite a utilização de recursos como o acionamento de novas máquinas, ampliação da capacidade de armazenamento e processamento, entre outras funcionalidades, em curtos espaços de tempo. Basta contar com fornecedores – fabricantes da tecnologia e canais integradores – especializados.

O resultado é a agilidade e a praticidade. Em Cloud Computing, é fácil e rápido aumentar a infraestrutura de acordo com a necessidade de armazenamento. O contrário também é possível: infraestrutura e custo diminuem de acordo com a diminuição da demanda.

Em relação a tudo isso, a proposta é somar a segurança agregada por soluções de proteção de dados, backup e Disaster Recovery, garantidas à Cloud por fornecedores qualificados, e o resultado será um modelo de infraestrutura robusto, prático, financeiramente viável, altamente eficaz e distante de riscos para o SMB.

Trata-se de uma fórmula que fomenta o crescimento do mercado de empresas de pequeno e médio porte. Um estudo realizado pela Deloitte confirma que, dentre as 100 pequenas e médias empresas que apresentam maior crescimento no Brasil, as líderes são as que investem em tecnologia e inovação.

Por se tratar de um segmento democrático, que permite a adesão de empresas de médio porte às tecnologias mais avançadas de forma eficiente e confortável, o Cloud Computing representa uma via segura de acesso ao crescimento.

Fonte: IT Forum 365

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento