Artigos

Vírus Reaper pode ser uma ameaça em escala global

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma nova ameaça em escala global foi descoberta pelas empresas de inteligência Qihoo 360 (Chinesa) e CheckPoint (Israelense). Este novo vírus toma como base um mega ataque que ocorreu em 2016 à empresa de DNS Dyn, que tornou inacessíveis vários serviços online utilizando uma botnet chamada Mirai para sobrecarregar a companhia e criar um efeito dominó na rede.
A Mirai utilizou um sistema que procurava por aparelhos conectados às redes que não possuíam proteção adequada, através deste sistema o vírus testava combinações de fábrica ou estáticas para tomar controle e utilizar estes obetos em ataques em massa como o que atingiu a Dyn.

Chamada tanto de “Reaper” quanto de “IoT Troop”, a nova ameaça tem potencial para fazer muito mais do que a “Mirai”, pois diferente desta, pode hackear objetos sem saber logins ou senhas. Segundo a revista Wired “é a diferença entre apenas ver se a porta estar destrancada e arrombar fechaduras para entrar em uma casa”. Esse método novo já hackeou mais de 1 milhão de dispositivos que estão prontos para serem usados em algum ataque. Embora ainda não haja registros de ataques usando a rede Reaper, seu potencial é imenso.

Segundo a CheckPoint, o malware já tem ferramentas para dominar diversos dispositivos (como roteadores D-Link, Netgear e Lynksys, além de câmeras conectadas vendidas por marcas como Vacron, GoAhead e AVTech).

Muitas das vulnerabilidades usadas, no entanto, já foram corrigidas pelas fabricantes, mas não é um hábito do consumidor comum atualizar o firmware de seus eletrônicos. A questão que resta é saber qual é o objetivo das pessoas ainda não identificadas por trás da Reaper.

Fonte – OlharDigital

Sumário

Quero saber mais

Orçamento