Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Consolidação do trabalho remoto exige nova abordagem de gestão

Trabalho remoto exige nova abordagem de gestão, exige preparação das empresas e, por isso, vai além de mandar colaboradores para casa. Pesquisa realizada no final de 2021 pela Korn Ferry, aponta que 78% das empresas estão adotando o modelo híbrido ou remoto. O desafio está em gerir equipes, que dinâmica adotar e quais ferramentas utilizar, uma vez que os gestores ainda não se adaptaram.

O conceito de Anywhere Operations prevê manutenção de operações, ativação de funcionários e implantação de produtos e serviços. Trata-se de colaboração e produtividade; acesso remoto seguro; nuvem e infraestrutura de ponta; quantificação digital e automação. “Uma experiência virtual e física combinada, criada para funcionários e clientes”.

Operações e trabalho remoto são conceitos distintos. “O primeiro trata de um conceito amplo e estratégico, e o trabalho remoto é simplesmente uma tática”.

Até o final de 2023, cerca de 40% das empresas implementarão o modelo, fornecendo experiência otimizada entre funcionários e consumidores.

Vantagens para as empresas: flexibilidade para funcionários; facilidade de implementação de produtos/serviços; soluções remotas; redução de custos e aumento na produtividade/colaboração. Elimina necessidade de manter ativos de reserva para continuidade de negócios e recuperação de desastres..

Cria uma base para serviços de TI mais aprimorados e facilita a reestruturação dos processos de negócios. Expande as possibilidades de contratação e permite que organizações recrutem de qualquer lugar.

Outra área que ganha força é de automação das operações, gerando redução de custos e aumento da qualidade das tarefas. Mas é preciso ter claro que as operações exigem resultados ainda mais rápidos.

Entra a hiper automação, uma combinação robusta de ferramentas de Inteligência Artificial com Robotic Process Automation, que mostra interações nunca vistas entre processos, funções e indicadores-chave de desempenho. Também traz desafios específicos: traçar limites entre tarefas automatizadas por IA e tarefas assistidas por IA.

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento