Artigos

Tecnologia domina em marcas mais valiosas

Facebook
Twitter
LinkedIn

De acordo com a consultoria Interbrand, o ranking das marcas mais valiosas está sendo dominado por empresas do setor de tecnologia, já que, segundo o levantamento, dentre as dez empresas consideradas mais valiosas, sete fazem parte do setor.

Apple e Google, que ocupam as primeiras posições pelo quinto ano consecutivo, cresceram respectivamente 3% e 6% em relação ao ano anterior, tendo também seus valores de marca aumentados.

A Microsoft que ficou com o 3º lugar, está entre as 16 marcas com um crescimento de dois dígitos. Logo em seguida vem a Coca-Cola (4º), a Amazon (5º), Samsung (6º), Toyota (7º) e Facebook (8º), que aparece pela primeira vez no top 10. E para fechar temos Mercedes-Benz em 9º e IBM em 10º lugar.

Portanto, as dez marcas mais valiosas do mundo, segundo seu crescimento percentual e seu valor de marca são:

Apple – US$ 184,15 bilhões (+3%)

Google – US$ 141,70 bilhões (+6%)

Microsoft – US$ 79,99 bilhões (+10%)

Coca-Cola – US$ 69,73 bilhões (-5%)

Amazon – US$ 64,79 bilhões (+29%)

Samsung – US$ 56,24 bilhões (+9%)

Toyota – US$ 50,29 bilhões (-6%)

Facebook – US$ 48,18 bilhões (+48%)

Mercedes-Benz – US$ 47,82 bilhões (+10%)

IBM – US$ 46,82 bilhões (-11%)

As cinco marcas que mais cresceram foram Facebook (48%) – pelo segundo ano consecutivo, Amazon (29%), Adobe (19%), Adidas (17%) e Starbucks (16%). Além disso são estreantes esse ano a Netflix que entrou na lista em 78º lugar, a Salesforce.com que está em 84º lugar e a Ferrari em 88º lugar.

Mais da metade das Best Global Brands compõe quatro setores: Automotivo (16), Tecnologia (15), Serviços Financeiros (12) e Bens de Consumo (9).

Apesar das marcas consideradas mais valiosas serem em sua maioria do setor de tecnologia, esse não foi o setor com o maior crescimento em termos de porcentagem. O setor de tecnologia teve um crescimento de 8%, ficando atrás do Varejo (19%) e do setor de artigos esportivos (10%), atrás dele estão apenas logística (7%) e serviços financeiros (6%).

As 100 marcas mais valiosas do mundo somaram este ano o valor de US$ 1,871,73 trilhões, 4,2% a mais do que no ano passado.

O ranking completo pode ser visto no link do Best Global Brands.

Há três atributos principais que contribuem para o valor acumulado de uma marca e que são considerados para a construção do ranking, são eles a performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; o papel da marca na decisão de compra do consumidor e a força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.

 

As marcas brasileiras por enquanto ainda não atendem aos critérios para entrar no ranking das marcas globais mais valiosas, assim como nos anos anteriores. Segundo a Interbrand, algumas até possuem o valor financeiro, porém ainda não têm presença global.

Segundo Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand, “O Brasil teve uma contribuição importante no expressivo crescimento das marcas de tecnologia no ranking de 2017. Basta olhar para os números do Facebook, Google e Netflix no país – apenas para citar alguns – para constatar que os brasileiros têm uma relação muito forte com estas marcas”.

 

Fonte – G1

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

Sumário

Quero saber mais

Orçamento