Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

PORQUE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM IMPRESSORAS É TÃO IMPORTANTE?

QUEM TEM IMPRESSORAS EM CASA OU NO ESCRITÓRIO DEVE SE PREOCUPAR, SEMPRE, EM FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS EQUIPAMENTOS.

Quem tem impressoras em casa ou no escritório deve se preocupar, sempre, em fazer a manutenção preventiva dos equipamentos, sob o risco de que problemas ocorram quando eles forem mais necessários. É sempre bom lembrar que as peças da impressora, como as de qualquer máquina, se desgastam.

Estas peças acabam sofrendo danos e ficando mais frágeis com o tempo. Sem a manutenção preventiva, estes problemas se tornam ainda mais frequentes. Para aumentar a vida útil das peças – e da impressora – é importante fazer a manutenção preventiva regularmente. Na ponta do lápis, sai bem mais barato do que trocar as peças quando elas derem problemas.

Manutenção corretiva ou preventiva?

Primeiramente é importante conhecer a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva de impressoras. A manutenção corretiva é feita depois que a impressora apresentou falha, ela normalmente tem custos altos e pode gerar queda na qualidade da impressão.

Já a manutenção preventiva é realizada com a intenção de evitar ou reduzir falhas e quebras.

Manutenção preventiva: passo a passo

A manutenção preventiva pode ser por tempo de uso e pelo número total de ciclos. A manutenção preventiva pelo número de ciclos é prevista pelo fabricante e vem descrita no manual da impressora, ela se dá pelo número de páginas impressas. Já a manutenção preventiva e feita por tempo de uso é recomendada a ser feita entre cada 8 e 12 meses de uso.

 Em geral, o passo a passo para uma manutenção simples de impressoras consiste em:

Limpeza – é preciso desmontar as partes móveis por completo, limpar cada peça separadamente, evitando que existam partes que fiquem limpas e outras não. É preciso tomar cuidado na hora de remontar a impressora depois.

Lubrificação – com a impressora limpa, é necessário remontá-la lubrificando todas as partes necessárias. Para isso,deve ser usado um lubrificante de boa qualidade que seja desenvolvido especificamente para impressora.

Regulagem – por fim, com a máquina montada e lubrificada, é preciso regular e calibrar as suas peças, já que a própria remontagem ou uso contínuo podem desregular as peças da impressora.

O trabalho de manutenção pode ser complexo, e este é um dos motivos pelos quais algumas empresas buscam contratar um outsourcing de impressão. Com o outsourcing, as empresas focam todos os seus recursos e capitais em seus fins principais, não precisando onerar a equipe de TI com a manutenção de impressoras.

Com o outsourcing da ColorSisthem sua empresa conta com uma equipe técnica preparada para atender você ou sua empresa quando a manutenção de sua impressora for necessária.

FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS 

Nossos Contatos
(11) 5906-5000 ColorSisthem
contato@colorsisthem.com.br ColorSisthem
www.colorsisthem.com.br ColorSisthem
R. Antero Mendes Leite, 76 | Aclimação -São Paulo/SP    

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento