Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Ao optarem pelo outsourcing de impressão empresas aumentam seus lucros e ainda promovem a sustentabilidade

Uma das principais discussões no cenário mundial tem sido a luta pelo meio ambiente e pela sustentabilidade. É cada vez maior o número de empresas consideradas “poluidoras” ou simplesmente “despreocupadas com o meio ambiente” e estas vêm adquirindo uma reputação negativa perante o público, o que tem forçado diversos empresários a se adequarem aos novos padrões ecológicos. Por outro lado, empresas que já investem em sustentabilidade vêm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Isso se deve ao novo olhar da sociedade, às questões que envolvem a sustentabilidade e a manutenção da vida no planeta. Na verdade, pesquisas recentes mostram que a preferência dos consumidores por empresas engajadas e ecologicamente responsáveis é uma tendência incontestável e irreversível. Mas na prática, o que isso significa?

Isso significa que atualmente, as empresas que não se preocupam apenas com sua produção e lucro, mas também com o meio ambiente, acabam tendo mais credibilidade perante o público e o consumidor. Ao contrário do que muitos empresários podem pensar, essa prática não traz prejuízo algum para o seu negócio, pelo contrário, representa uma considerável possibilidade de lucro.

O lucro advindo das práticas empresariais sustentáveis vai muito além da conquista da preferência dos consumidores. Mais do que isso, significa também uma significativa redução no pagamento de impostos cobrados pelo governo, conforme a lei. Representa também a economia na aquisição de suprimentos do escritório e a possibilidade de uso de inúmeras outras facilidades.

Sendo assim, as empresas que já adotaram práticas de trabalho sustentáveis saem na frente de qualquer concorrente que ainda não tenha se adaptado a essa nova tendência global.

O Comprometimento com o meio ambiente significa a adoção de medidas que visam a diminuição do impacto da empresa no meio ambiente. Nesse sentido, é o próprio mercado quem disponibiliza inúmeras soluções que auxiliam nessa empreitada.

Utilizando o outsourcing de impressão como exemplo, percebe-se que essa é uma solução que, além de representar uma economia de tempo para as empresas, permite que elas evitem o desperdício de papel, tinta e energia elétrica, o que acaba tornando esse serviço uma solução inteligente, lucrativa e ecológica.

No caso dos softwares, um exemplo é o PaperCut 18., que mostra em tempo real a quantidade exata de árvores que estão sendo utilizadas em cada impressão e o CO2 depositado na atmosfera, o que acaba estimulando os funcionários e colaboradores a utilizarem o papel de forma consciente ou a desenvolver e engajarem-se em campanhas de incentivo ao uso sustentável.

Mas para quem está buscando transformar sua empresa em uma empresa REALMENTE ECOLÓGICA E SUSTENTÁVEL O PrintReleaf é uma solução capaz de reduzir e até mesmo eliminar o impacto ambiental das empresas através de plantio automático de árvores. É como se, tanto o empresário, quanto seus funcionários plantassem uma nova árvore a cada nova impressão.

Contando com tecnologia de ponta, o software é capaz de compensar o impacto gerado pelos parques de impressão das empresas através do plantio automático de árvores em projetos de reflorestamento certificados. A utilização de um sistema inovador, permite que o software calcule o número exato de árvores que são utilizadas a cada nova impressão. A partir dessa informação, o sistema agenda automaticamente o plantio de novas árvores, em quantidade proporcional aquela que fora utilizada. E mais, o PrintReleaf é capaz não apenas de zerar o impacto ambiental das empresas, mas de gerar um impacto positivo. Em outras palavras, as empresas tem a possibilidade de plantar mais árvores do que consomem.

O software ainda divulga nas redes sociais corporativas, com fotos e em tempo real, as novas árvores plantadas para compensar o consumo de papel. Um ótimo recurso que confirma o compromisso de sua empresa com o meio ambiente, perante o público. Além disso, a empresa escolhe o projeto de reflorestamento para o qual deseja enviar suas novas árvores.

Fonte: IBSolution

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento