Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mercado de serviços de TI faturou R$ 46 bilhões no Brasil em 2021

Segundo IDC Brasil (International Data Corporation –  líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo), a receita do mercado de TI passou dos R$46 bi em 2021, um aumento de 5,9% em relação a 2020.

Tal crescimento se refere aos serviços gerenciados e provedores – data centers e infraestrutura de cloud – tanto pública quanto privada. Serviços como infraestrutura de hospedagem obteve maior crescimento (quase 12%), acompanhado da consultoria de TI (8%).

 

“A maioria dos projetos de consultoria, desenvolvimento e integração tem sido motivadas pelas buscas das empresas por consultores para iniciativas de otimização financeira e pelos objetivos comerciais de introdução e desenvolvimento de produtos e serviços”, explica Luiz Fernando Monteiro, membro da equipe de pesquisa e assessoria. IDC Brasil Serviços de TI.

O ano de 2021 também foi marcado por uma expansão rumo a um mercado aquecido, com diretrizes voltadas para colher os benefícios da modernização e da transformação digital acelerada pela pandemia.

“Os principais requisitos envolveram projetos integrados à nuvem, cibersegurança e data management/analytics como apoio para diferenciação e melhor atendimento aos clientes por parte de empresas de todas as verticais e segmentos de mercado”, avalia Monteiro.

 O que esperar para 2022?

Falta de componentes de hardware, eleições, guerras, mão de obra especializada, são acontecimentos que permanecem em destaque. Como resultado, há uma demanda crescente por parcerias e tecnologias para superarem esses obstáculos.

A IDC prevê que serviços voltados para o melhor uso dos dados progridam, ocupando grande parte das agendas das organizações principalmente no que diz respeito a múltiplos ambientes e cibersegurança. Com o início da operação do 5G já  endereçadas, é esperado que projetos envolvendo essa conectividade estejam cada vez mais presentes.

 Fonte: itforum.com.br

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento