Artigos

Seis curiosidades sobre as impressoras da Epson.

Facebook
Twitter
LinkedIn

No ano de 2018 a Epson comemora 50 anos desde o lançamento de sua primeira impressora. Esse aparelho foi também o primeiro modelo “mini” do mundo, com tamanho semelhante ao dos equipamentos comercializados atualmente. Ao longo dos anos, a Epson ficou conhecida mundialmente por inaugurar a era dos equipamentos de jato de tinta, além dos modelos coloridos e para impressão de fotografia. Entre os lançamentos mais importantes está a impressora Stylus Color 800, equipamento escolhido pela Nasa para viajar no ônibus espacial Discovery.

1. Epson EP-101: Criada para registrar recordes olímpicos

Em 1968, quando a Epson ainda pertencia ao Grupo Seiko, foi lançada a EP-101, primeira impressora “mini” do mundo. O aparelho foi desenvolvido após a participação da empresa nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando esta percebeu a necessidade de um equipamento compacto e rápido para o registro das marcas dos atletas que passavam pela linha de chegada.

A impressora de registros passou então a ser vendida ao público geral para impressão de recibos, tickets de passagem e comprovantes em geral. O modelo tinha 10 cm de altura, 13 cm de largura e pesava 2,5 kg. De acordo com a Epson, foram comercializadas 1,5 milhão de unidades da EP-101.

2. 3 décadas de jato de tinta

As impressoras jato de tinta que utilizam cartuchos mudaram muito pouco desde seu lançamento. De acordo com a Epson, os equipamentos atuais têm a mesma estrutura e os mesmos princípios da SQ-2000, que foi o primeiro modelo de jato de tinta fabricado pela empresa.

Na época, o aparelho fazia apenas impressões monocromáticas, algo que só foi atualizado 10 anos depois, em 1994, com o lançamento da Epson Stylus Color. Esse modelo foi o primeiro a funcionar com jato de tinta colorida de 720 dpi, com três cores integradas.

3. Impressão doméstica de fotografias

Com a evolução da fotografia a cada ano, a Epson lançou em 1996 o primeiro equipamento compacto que permitia imprimir fotos em casa. O equipamento foi batizado de Stylus Color Photo, a impressora contava com seis cores, três a mais que os modelos convencionais, e prometia a revelação de imagens detalhadas com a resolução de 720 dpi.

4. Viagem ao espaço

Em 1998, a Epson foi ao espaço. O modelo Stylus Color 800, com jato de tinta colorida, foi escolhido pela Nasa para ser usada pelos astronautas durante a missão STS-95 do ônibus espacial Discovery. A equipe passou nove dias no espaço realizando experimentos científicos e pesquisas médicas.

5. As multifuncionais

As impressoras que desempenham múltiplas funções, que conhecemos hoje como multifuncionais, e que costumam ter um design mais robusto, surgiram em 1998 com o modelo híbrido, para impressão e cópia, TM-H5000. Passada uma década, a Epson criou a linha WorkForce, com multifuncionais que ajudam pequenas empresas e também home office em impressão de documentos em grande escala.

6. A vitória do tanque de tinta

Com o aumento de trabalhos produzidos através do computador, a demanda por impressoras de maior produtividade aumentou ao longo dos anos. Visando atender a essa necessidade, a Epson lança em 2012 na América Latina os primeiros modelos com tecnologia de tanque de tinta.

O fabricante informa que, na mesma época foram também lançadas impressoras com cartucho mais barato, compensando o investimento no modelo mais antigo. No entanto, a venda de equipamentos com tanque de tinta acabou sendo superior, e consequentemente, conquistando mais usuários que os aparelhos convencionais.

Fonte: Techtudo

Sumário

Quero saber mais

Orçamento