Entregar valores para um cliente não se trata de promoções, descontos ou algo parecido.
A princípio vamos entender, de forma resumida, a diferença entre preços e valores:
Preço: é o que se paga por um produto ou serviço.
Valor: é o benefício proporcionado.
“Preço é o que você paga, valor é o que você recebe.” Warren Buffet
A entrega de valores de produtos ou serviços, está diretamente relacionado à percepção e necessidade do cliente. Exemplo:
Cliente: Alta demanda de impressão diárias/mensais, parque defasado, equipe pouco especializada, falta de segurança nas impressões de documentos importantes, alto custo financeiro, etc.
Você: Sabendo do fato, se colocou à disposição para análise presencial e criteriosa, esclareceu todas as dúvidas e lhe trouxe soluções visando, de forma clara e objetiva, todos os pontos importantes, entre eles segurança (LGPD) e custo-benefício (cortando gastos em até 50%).
Para gerar valores você precisa entregar o produto certo, para a pessoa certa e na hora certa. Precisa-se considerar o que é importante para o cliente, oferecer algo que atenda às suas expectativas.
Como posso entregar valores aos meus clientes?
Vamos considerar:
Relevância: Meu produto/serviço oferece soluções?
Benefícios: Entrego vantagens reais?
Diferenciação: Ofereço algo diferente ao cliente, em relação ao meu concorrente?
Para o cliente, valor é a soma de elementos percebidos pelo consumidor. Exemplos:
O que é valor para o cliente?
- Qualidade do produto;
- Experiência de atendimento e suporte;
- Preço;
- Condições de negociação;
- Condições logísticas (pagamento e entrega);
- Tempo investido;
- Esforço para alcançar seu objetivo.
- Resolutividade;
- Cuidados pós-venda
Venda para o cliente adequado.
Classificamos 3 tipos de clientes:
- Pouco interessado e com alta adequação: Procure não convencê-lo a todo custo, essa atitude pode criar uma imagem negativa da empresa e afastá-lo.
- Muito interessado e com pouca adequação: Cliente está muito interessado no produto/serviço, mas você sabe que não atingirá suas expectativas. Oriente-o e dê-lhe opções, estudem juntos outras alternativas através de análises criteriosas.
- Cliente interessado e de alta adequação: Faça contato, encante, venda e fidelize!
Gerar valor para o cliente é o sucesso para sua marca!
A ColorSisthem trabalha com soluções, fornecendo produtos/serviços de alta qualidade e com equipes especializadas.
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