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Segundo a Zebra Technologies, até 2028, 40% das entregas serão feitas em até duas horas.

O cliente faz uma compra e recebe o pacote em sua casa em duas horas. Um sonho de qualquer consumidor, principalmente daqueles que já aderiram às compras pelo smartphone, é este o cenário que a Zebra Technologies prevê para daqui a dez anos.

O destaque, entre as descobertas, foram os novos prazos de entrega: 78% das empresas de logística esperam entregar pedidos no mesmo dia em 2023 e 40% antecipam que os pacotes chegarão aos compradores em um prazo de duas horas até 2028. Além disso, 87% dos entrevistados pretendem terceirizar suas entregas ou usar empresas especializadas em entregas rápidas para finalizar parte dos pedidos em 2028.

OMNICHANNEL E OUTRAS TENDÊNCIAS

Dos entrevistados, apenas 39% da cadeia de fornecimento operam no formato omnichannel. Para que essa mudança ocorra, um terço dos entrevistados apontou a redução de pedidos atrasados como sendo o maior obstáculo, e em seguida a alocação do estoque e o custo do transporte.

Tendo em mente essa migração para a venda multicanais, 76% dos varejistas pesquisados utilizam o estoque da loja para finalizar pedidos online e 86% planejam implementar um sistema de e-commerce com retirada de produtos no ponto de venda já no próximo ano. O investimento dos varejistas passa então para a modernização de lojas de forma que estas possam funcionar como centros de pedidos online, reduzindo assim o espaço de vendas para acomodar devoluções e cobranças originadas pelo comércio eletrônico.

Isso se deve ao fato de que, 87% dos entrevistados vê como algo desafiador o recebimento e o gerenciamento de produtos que foram devolvidos. Quanto maior a oferta de entregas gratuitas e rápidas, maior o retorno de produtos – essa é uma preocupação que os varejistas tentam gerenciar com eficiência através de diferentes modelos de compra.

A maioria dos executivos do setor entrevistados concorda que os varejistas estão cada vez mais transformando suas lojas em centros de recebimento onde os produtos devolvidos podem ser acomodados. A pesquisa tambem informa que mais de 60% dos comerciantes na internet possuem planos para adotar a entrega no mesmo dia da compra.

Impulsionados pelo comprador sempre conectado e experiente em tecnologia, varejistas, fabricantes e empresas de logística estão colaborando e trocando papéis para atender às expectativas de entrega dos compradores. Segundo nosso estudo, 89% dos entrevistados concordaram que o comércio online os está direcionando para a necessidade de uma entrega mais rápida. Em resposta, as empresas estão se voltando para a tecnologia digital e analisando como trazer automação, visibilidade de mercadorias e inteligência comercial para a cadeia de suprimentos, a fim de estarem prontas para competir na economia do consumidor sob demanda”, afirma Ana Maria Cabrales, Diretora de Marketing de Verticais da Zebra Technologies.

De acordo com o estudo 55% dos entrevistados ainda têm processos ineficientes. Atualmente 72% das organizações usam códigos de barras, e até o ano de 2021, 94% usarão computadores móveis com scanners de código de barras para a logística omnichannel, algo que irá aumentar a eficiência do processo fornecendo acesso em tempo real aos sistemas que gerenciam os estoques.

O crescimento estimado do número de plataformas para o gerenciamento com tecnologia RFID é de 49% nos próximos anos. As soluções de software, hardware e etiquetação desenvolvidas para RFID garantem o acompanhamento em tempo real, o que acaba por aumentar a precisão e a satisfação do comprador, da mesma forma em que reduzem a escassez dos produtos, estoques excessivos e erros de reabastecimento.

A pesquisa mostra ainda que as cadeias de suprimentos irão aderir a soluções conectadas, de inteligência de negócios e automatizadas e que estas irão trazer mais velocidade, precisão e lucro ao transporte e aos profissionais do setor. Os executivos entrevistados acreditam que entre essas tecnologias estejam os drones (39%), os veículos autônomos (38%), tecnologia móvel (37%) e robótica (37%).

DADOS POR REGIÃO

Na América do Norte a necessidade de precisão de estoque continuará aumentando. Os fabricantes, as empresas de logística e os traders avaliaram a exatidão atual em 74% e informaram a necessidade de que esta chegue a 83% de forma a controlar o aumento na logística omnichannel.

Na América Latina, as taxas cobradas pelo envio e devolução também mudam constantemente. Cerca de 40% dos entrevistados planejam suspender o frete grátis, 55% planejam cobrar pelas devoluções e 61% cogitam eliminar o uso de depósitos de terceiros para armazenar os produtos devolvidos.

Oito em cada dez entrevistados concordam que o comércio eletrônico está impulsionando a necessidade de uma entrega mais rápida. No Brasil, 73% dos entrevistados concordam que o comércio eletrônico exige entregas mais rápidas. No México, 60%; Chile 45% e Colômbia 37%.

Na América Latina, apenas 41% dos entrevistados consideram estar operando hoje como omnichannel, enquanto 57% estão planejando essa mudança. Quando avaliamos essa mesma situação em outros países, encontramos os seguintes índices: Brasil – 45% consideram ter uma operação omnichannel e 54% estão planejando; México – 33% já são omnichannel e 65% estão em planejamento; Colômbia – 41% e 55%, respectivamente; e Chile – 34% e 63%, respectivamente.

Os varejistas da América Latina estão trabalhando para oferecer aos consumidores uma experiência de compra 24 horas por dia, sete dias por semana, uma experiência contínua que já faz parte da expectativa dos compradores.

Com relação ao ponto abordado no início, oito dos dez entrevistados da América Latina no setor de transporte e logística esperam estar aptos a realizar entregas no mesmo dia nos próximos cinco anos; oferecer o serviço em duas horas em 2028 é a expectativa de 46% deles.

A Pesquisa

O estudo da Zebra entrevistou mais de 2.700 profissionais de transporte e logística, varejistas e empresas de manufatura sobre seus planos, níveis de implementação, experiências e atitudes em relação à logística omnichannel.

As pesquisas foram realizadas em colaboração com a Qualtrics em 2017 nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Colômbia, Chile, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Rússia, Espanha, China, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Fonte: E-Commerce News

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