Artigos

Interessante? Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

5G na Capital Paulista

Está ativo o serviço 5G na cidade de São Paulo desde ontem – 04/08/2022.

Até o final de setembro serão necessárias, no mínimo, 462 estações ativas. No entanto, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) recebeu mais de 1.370 solicitações para licenciamento de faixa 3,5GHz (o triplo previsto só para este ano).

Até julho de 2023 serão necessárias 308 estações, em julho de 2024 mais 514, e em 2025 mais de 1.500 estações, para que toda cidade de São Paulo tenha a tecnologia 5G ativada. Os pedidos de licenciamento chegam a 30% de estações ativas (4.592). Bairros como, Aclimação, Mooca e Brás, terão cobertura reduzida, comparadas a Av: Paulista e Itaim Bibi, onde há maior concentração de antenas.

No Brasil ainda há mais de 390 municípios que, nem sequer, possuem cobertura 4G. Minas Gerais representa o primeiro lugar com 110 cidades, dentre elas áreas rurais, apenas com cobertura 3G, indicando possível demora maior na instalação do sistema 5G nesses municípios.

Evidenciando desigualdade ao acesso à tecnologia, é algo que ficou nítido na pandemia em regiões considerados extremos das capitais, não haverá estações para o sistema 5G tão brevemente.

Enquanto algumas cidades aguardam ansiosamente por essa tecnologia, vamos falar um pouco das características do 5G:

  • Capacidade ao uso simultâneo da rede;
  • Rede de maior potência;
  • Maior segurança e estabilidade das conexões;
  • Velocidade superior ao 4G;
  • Consumo menor da bateria;
  • Automação de diversas tecnologias;
  • Rotear sua internet com outros equipamentos sem perder qualidade de conexão.

A tecnologia 5G não é apenas “um sistema que aumenta a velocidade da internet no celular”, é inovação tecnológica. Incluem eletrodomésticos, telemedicina (cirurgias feitas remotamente), carros autônomos, automação industrial e outros. O melhor exemplo disso é a China. Implantou 5G em outubro de 2019, e hoje em dia possui sistemas de transportes públicos e indústrias autônomas. Enfim, esperamos que a promessa de que todos se beneficiarão dessa tecnologia não seja apenas marketing e, sim, realidade.

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento