Artigos

O papel do CIO na era digital

Facebook
Twitter
LinkedIn

No mundo corporativo estamos vivendo o momento da revolução nos negócios, interações e sociedade como um todo motivados pela transformação digital. Se as empresas precisam fazer mudanças estruturais, que vão desde a cultura organizacional ao tipo de ferramenta tecnológica usada no dia a dia, o processo de disrupção também vai ditar o perfil dos CIOs.

Só sobrevivem a esse momento aqueles que realizarem um papel estratégico dentro das organizações. É necessário um profissional focado, não apenas na área de TI, mas que também entenda bem o core operacional da sua empresa, assim como o que impacta o negócio. E a demanda por um CIO com visão ampla sobre a companhia, com habilidade de relacionamento interdepartamental e que atue como um catalisador da transformação digital se tornou ainda mais crítica.

Segundo o Canaltech, as empresas que estão crescendo ou liderando seus segmentos possuem CIOs norteando os conceitos de inovação dentro do ambiente corporativo. Estar atento às oportunidades é um ponto de destaque e uma das missões exigidas do profissional é identificar novas oportunidades de receita, para que a companhia mantenha sua liderança ou, ainda, aumente seu market share.

Da mesma forma, o profissional é o responsável por ajudar todas as áreas da empresa no processo de disrupção, pois, com a transformação digital, a tecnologia passa a ser importante na organização como um todo. Para implementar soluções de colaboração, por exemplo, é imprescindível que haja uma parceria entre Recursos Humanos e TI – sendo o CIO o responsável pela interlocução – para garantir que as políticas de teleworking estejam de acordo com as leis trabalhistas.

Nesse sentido, demanda-se do profissional uma estratégia de gestão, a qual deverá definir se a implementação de ferramentas ou serviços será interna ou externa, para que a sua atenção fique focada no que é realmente de interesse da organização.

Via: Canaltech

Sumário

Quero saber mais

Orçamento