Artigos

Interessante? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

7 dicas importantes para quem deseja fazer uma boa apresentação

Qualquer pessoa quetenha realizado uma apresentação ou palestra provavelmente enfrentou um sério nervosismo antes, durante e depois do evento. O que realmente ocorre é a falta de treinamento, levando em conta que para que a interação com o público seja bem-sucedida é necessário observar vários aspectos, como visibilidade, conforto, segurança, além da própria interação em si. Ainda assim, muitas pessoas se sentem inseguras diante de uma platéia.

Existem alguns segredos no que diz respeito a preparação que ajudam na hora da apresentação. Vamos conhecer alguns:

1. Conhecer seu público-alvo

Este é o primeiro passo, saber se o público-alvo é formado por adolescentes, jovens ou adultos e, nesse caso, qual é o seu ramo de trabalho. É preciso ter clareza a respeito das pessoas nas quais você focará as suas estratégias de comunicação e, claro, cada auditório, cada platéia exigirá estratégias e dinâmicas distintas.

2. Saber qual suporte de multimídia usar

É fundamental saber com antecedência qual suporte tecnológico (equipamento) estará à sua disposição, de forma que o planejamento possa ser feito de acordo com o material disponível. É muito comum, por exemplo, palestrantes prepararem grandes apresentações em slides mas quando chegam no local deparam-se com um computador ou projetor que não não funciona.

3. Planejar o conteúdo a ser apresentado

Para a organização do conteúdo, é importante seguir um esquema linear:

  • apresentação;

  • exemplificação;

  • demonstração do tema;

  • argumentação;

  • e conclusão.

Isso vai facilitar a compreensão de uma apresentação por uma platéia. A melhor maneira então seria, esquematizar no papel, em formato de tópicos e desenvolvê-los de acordo com suas necessidades e o perfil do público.

4. Planejar a interação com a platéia

A interação entre palestrante e público é essencial: uma boa apresentação é instigante e carrega o público para uma viagem. É preciso conquistar a platéia desde o início, essa é na verdade a principal tarefa de um palestrante, e uma das maneiras mais eficazes de prender a atenção é contando uma história. Comece sua comunicação com um assunto que todos na plateia dominam. Em seguida, relacione essa história com o tema da palestra e explique a importância do assunto que está sendo tratado, isso vai fazer com que o público entenda a aplicação prática do que você está dizendo em seu próprio cotidiano. Outra boa estratégia é apresentar um problema e, em seguida, desenvolver a solução. Por fim, exemplifique, resumindo a conferência àquilo que pode ser explicado e, levando sempre em consideração o público e o tempo disponível.

5. Revisar o conteúdo antes da apresentação

Nunca deixe para preparar o conteúdo na última hora, essa tarefa deve ser realizada durante a etapa de planejamento. Antes de sair de casa ou do escritório, é importante revisar a temática para relembrar alguns pontos.

6. Trabalhar a presença de palco

Esse é um dos pontos mais importantes de sua apresentação. Para algumas pessoas, prinipalmente para quem não tem experiência, falar em público pode ser uma experiência difícil. Algumas orientações são essenciais:

  • mantenha sempre o contato visual;

  • não se movimente demais, principalmente as mãos, e mantenha o equilíbrio;

  • não fique preso ao papel ou aos slides, ao invés disso, desenvolva a partir destes os tópicos e os temas;

  • procure respirar corretamente.

7. Não se esqueça: o show deve continuar

Erros e equívocos acontecem e isso é normal. Contorne esse tipo de situação com bom humor e continue sua apresentação demonstrando a mesma segurança e domínio do assunto. Tenha sempre um plano B para driblar os imprevistos e aprenda a lidar com o inesperado.

E lógico, essas dicas são apenas o começo, o segredo para uma boa apresentação na verdade está em colocá-las em prática!

Fonte: Administradores

Sumário

Veja também

Orçamento

Orçamento